Como cuidar bem do seu veículo? A importância de manter a manutenção preventiva em dia

Como cuidar bem do seu veículo - A importância de manter a manutenção preventiva em dia - Minha Revisão

O seu carro é uma máquina que depende de muita atenção. E manter o seu ótimo funcionamento desde o momento que ele sai da garagem de casa é fundamental para a sua segurança e economia. Mas, e você, faz a manutenção preventiva do seu veículo periodicamente?

Por que devemos fazer a manutenção preventiva?

É comum você levar o carro para a revisão durante o período de garantia da fabricante, seguindo à risca o que prevê o manual, certo?

Geralmente, essa revisão é feita a cada seis meses ou a cada 10 mil km rodados, o que vier primeiro.

Quando a garantia acaba, você faz uma troca de óleo ali, uma troca de pneus aqui, já não mantém a periodicidade necessária, e acaba atentando somente quando o carro está com problemas.

Estes são alguns erros bem comuns que muitos motoristas cometem.

Mas, ao continuar com a manutenção preventiva e a revisão após a garantia mantém a saúde do carro em dia, evitando eventuais dores de cabeça e problemas futuros.

As grandes vantagens e quais itens não podem faltar na manutenção

A manutenção preventiva olha para o carro na totalidade, e qualquer coisa que estiver errada pode ser consertada sem grandes problemas.

Imagine que você tenha feito uma troca simples de óleo em uma loja ou posto, mas, não sabe que algum defeito interno não distribuirá o óleo, por exemplo. Esse problema só seria descoberto e resolvido em uma revisão completa. Usando uma palavra da moda, com um olhar mais holístico.

Isso quer dizer que ao realizar uma manutenção preventiva, será possível verificar desde o balanceamento e alinhamento, motor, radiador, freios, injeção eletrônica, ar-condicionado, óleos, limpadores, filtros.

Maior desempenho e economia

Além das vantagens acima, a manutenção preventiva e revisão ainda melhoram o desempenho do veículo. Para uma excelente performance, todas as peças trabalham em conjunto e quando uma delas acaba se desgastando, afeta o funcionamento das demais.

A manutenção preventiva acaba saindo mais barata do que solucionar problemas mais graves. Ao aumentar a vida útil dos itens, você evita, por exemplo, que o motor seja danificado e gere um custo elevado e desnecessário. O carro rodando em perfeito estado também consome menos combustível, e aumenta o seu valor de mercado.

Faça sempre a manutenção preventiva em um lugar de confiança

Parece simples essa dica, mas ela é fundamental para o seu veículo. Como qualquer coisa que a gente faz em nosso cotidiano, sempre queremos qualidade, e quando se trata de manutenção do carro, isso fica mais evidente.

Hoje, as oficinas mecânicas contam com a tecnologia para realizar seus serviços. Quando um profissional utiliza um equipamento como o scanner, ele consegue identificar os problemas do carro, fazendo assim um diagnóstico mais preciso e seguro. Tenha sempre em mente que fazer este tipo de serviço em quem você confia evita maiores contratempos no futuro.

Então não se esqueça: faça sempre a revisão e manutenção quando necessárias, pois manter seu veículo em dia é sinônimo de segurança e economia para você.