E agora, como gastar menos combustível e economizar dinheiro?

Atualmente, economizar está bem difícil, e se tem algo que vem aumentando é o valor do combustível. Então, como gastar menos combustível e equilibrar as finanças e ainda, de quebra, garantir o desempenho do seu carro. 

Aqui separamos algumas dicas que serão uteis para você economizar enquanto estiver dirigindo.

Trocando as marchas corretamente

A prática mais comum é utilizar o carro na cidade. E assim, reduzir e acelerar gera um consumo elevado do veículo. Com o pé esquerdo, pise na embreagem por completo, engate a marcha no tempo certo e solte o pedal da embreagem de forma lenta enquanto você pisa no pedal do acelerador. Fique atento também ao giro do motor: trocar a marcha no momento certo faz o veículo gastar menos combustível. Aqui vem uma dica extra: quando estiver parado no semáforo, evite acelerar o veículo enquanto está esperando. Isso reduz drasticamente o combustível no tanque.

Use o ar-condicionado somente quando necessário

Se existe algo que está ligado diretamente ao fato de como gastar menos combustível é o ar-condicionado. Ele ajuda muito em dias de chuva, desembaçando os vidros. No calor, é importante para refrescar o ambiente interno do veículo. Mas saber usá-lo em casos de necessidades e manter sua limpeza e manutenção em dia é garantia de economia.

Posso acelerar o carro desengatado?

Lembra quando você tinha que dar partida no veículo logo pela manhã, para esquentar o motor? Hoje, carros com injeção eletrônica estão cada vez mais comuns. Sendo assim, aquela ideia de acelerar o carro desengatado já não faz sentido. Nos modelos flex, mantenha o tanque de partida a frio sempre cheio. Seu carro agradece e você ainda encontra uma saída de como gastar menos combustível. Seu bolso agradece.

Já calibrou os pneus do seu carro hoje?

Uma atitude simples, e que faz seu veículo gastar menos combustível é a calibração regular dos pneus. Especialistas pedem que essa calibração seja feita de 15 em 15 dias, e se possível, com os pneus frios. Preste atenção também na pressão correta dos pneus, geralmente indicado no manual ou adesivo que fica ao lado do motorista, no encaixe da porta.

Evite também carregar muito peso no carro. Deixar o veículo pesado aumenta o seu consumo. Para gastar menos combustível, carregue somente o necessário no carro.

Manter o carro em ponto morto nas descidas economiza combustível?

Está todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida, não é? Além de não indicado, deixar o carro em ponto morto é totalmente perigoso. Frear com o veículo assim exige muito mais do sistema de freios e pode até falhar. O ideal aqui é manter o carro engatado na marcha mais alta, até sem acelerar.

Alinhamento e balanceamento é indispensável

Você quer gastar menos combustível? Então faça regularmente o alinhamento e o balanceamento do seu veículo, que é uma parte muito importante da manutenção preventiva. O correto é fazer a cada 10 mil km, e quando desmontar e montar o pneu e a roda. É seguro, é importante, e com certeza é uma forma muito eficiente de como economizar combustível.

A importância de manter a manutenção do carro em dia

A manutenção preventiva ou a revisão são fundamentais para a “saúde” e qualidade do seu veículo. O motor acaba consumindo menos combustível e você evita outros problemas. Tenha sempre o hábito de fazer a manutenção preventiva a cada seis meses ou a cada 10 mil km rodados. Não se esqueça de verificar regularmente o filtro de óleo, de ar, as velas.

Então, ao se perguntar como gastar menos combustível, utilize estas dicas acima, pois economizar pode estar em atitudes e ações simples do seu cotidiano.