Checklist para Viagens: Preparando seu Carro

Com a chegada do período de carnaval, muitos motoristas se preparam para cair na estrada e aproveitar a folia. Antes de embarcar nessa aventura, é fundamental garantir que o veículo esteja em perfeitas condições. Uma revisão prévia antes de uma viagem é fundamental para assegurar a segurança, prevenir contratempos e garantir uma jornada tranquila. Além disso, a revisão antes da viagem também proporciona uma maior eficiência no consumo de combustível, garantindo que o carro esteja operando em sua capacidade máxima. 

Verificar minuciosamente todos os componentes mecânicos e elétricos minimiza o risco de surpresas desagradáveis durante o trajeto. Por isso, é fundamental recorrer a profissionais especializados e utilizar serviços de manutenção preventiva, como os oferecidos pela Minha Revisão, pode ser decisivo para uma viagem tranquila e segura. Ao cuidar do seu veículo antes de pegar a estrada, você contribui para a sua segurança, a dos passageiros e torna a experiência de carnaval ainda mais prazerosa. 

15 itens de segurança que devem ser conferidos 

Nossa equipe de especialistas elaborou uma lista completa explicando os principais itens que você deve verificar em seu veículo antes de iniciar sua viagem.

 

  • Óleo do motor: Verifique o nível e a condição do óleo do motor, e faça a troca se necessário.
  • Fluidos do veículo: Verifique os níveis de fluido de transmissão, fluido de freio, líquido de arrefecimento e fluido do limpador de para-brisa.
  • Pneus: Verifique a pressão dos pneus (incluindo o estepe), desgaste dos sulcos e condição geral. Substitua ou repare pneus desgastados ou danificados.
  • Freios: Verifique as pastilhas de freio, discos e fluido de freio. Substitua peças desgastadas.
  • Bateria: Verifique a carga e a condição da bateria. Substitua se necessário.
  • Sistema de ignição: Verifique velas de ignição, cabos e bobinas de ignição. Substitua peças desgastadas.
  • Sistema de arrefecimento: Verifique o sistema de arrefecimento, incluindo mangueiras e radiador. Certifique-se de que o líquido de arrefecimento está no nível adequado.
  • Sistema de direção e suspensão: Verifique amortecedores, molas, barras estabilizadoras e alinhamento. Faça os ajustes necessários.
  • Sistema de escape: Verifique por vazamentos, danos ou corrosão no sistema de escape.
  • Filtros: Substitua o filtro de ar e o filtro de combustível se estiverem sujos.
  • Luzes: Verifique todas as luzes do veículo, incluindo faróis, lanternas, luzes de freio e luzes de sinalização.
  • Sistema elétrico: Verifique a parte elétrica do veículo, incluindo os fusíveis.
  • Correias: Verifique as correias do motor para garantir que estejam em boas condições. Substitua se necessário.
  • Itens de emergência: Certifique-se de ter um kit de primeiros socorros, triângulo de emergência, ferramentas básicas e cabos de ligação.
  • Documentação do veículo: Certifique-se de que todos os documentos do veículo (CRV, CRLV, CNH) estejam em dia.

Não se esqueça de que este é um checklist geral, e pode ser necessário adaptá-lo dependendo das especificidades do seu veículo. Se não se sentir confortável realizando essas verificações, é sempre recomendável procurar a ajuda de um profissional de serviços automotivos.

A Minha Revisão e a estrada 

Para garantir uma viagem confortável pelas estradas brasileiras, agende sua manutenção preventiva com a Minha Revisão. Com mais de 300 oficinas credenciadas, incluindo Bosch Car Service, Porto Seguro e concessionárias em todo o país, oferecemos conveniência e qualidade. Com nosso aplicativo, você pode escolher qualquer serviço, receber um orçamento em tempo real e agendar o serviço na unidade e horário de sua preferência. Não perca a oportunidade de se juntar aos milhares de motoristas que confiam na Minha Revisão para cuidar de seus veículos de forma simples, prática e rápida, tudo ao alcance das suas mãos. Agende aqui.