Entenda as 5 funções básicas do óleo lubrificante

Você sabe para que serve o óleo lubrificante?  Além da função mais conhecida, como o próprio nome já diz, que é a de lubrificar, o óleo lubrificante desempenha outros papéis importantes em nossos veículos.

Neste artigo você vai aprender quais são essas funções e também um pouco mais dos conceitos básicos de lubrificação! 

Do que se trata a lubrificação?

Antes de contextualizar um pouco mais sobre os tipos de lubrificantes e também suas cinco principais funções, temos que entender o conceito de lubrificação.

Trata-se do processo pelo qual se reduz atrito que pode ser prejudicial ou benéfico. Como no caso do atrito do pneu com o solo. Não conseguimos, por exemplo, fazê-lo andar ou parar sem a ajuda do atrito.

Já no motor, na caixa de transmissão e em um circuito hidráulico, o atrito é prejudicial. E é aí que entram os óleos lubrificantes, pois sem a lubrificação teremos os principais vilões dentro de um motor. 

Entendendo rapidamente os tipos de lubrificação 

Mesmo que este artigo não vá se estender nesse assunto é importante, antes de falarmos de funcionalidades dos óleos lubrificantes, termos uma noção de quais tipos lubrificantes podemos encontrar. 

Eles podem ser gasosos, pastosos, sólidos e líquidos – os óleos lubrificantes se encaixam nessa última categoria. 

Podem ser tanto sintéticos e minerais, como semissintéticos, que nada mais é do que a mistura do óleo sintético com o óleo mineral. Então, o óleo lubrificante é a mistura de um óleo básico com aditivação.

Mas quais são as cinco principais funções do óleo lubrificante?

#1 Lubrificar:  

Como já dissemos, essa é a mais básica e a primeira. Então imagine com a gente! 

Mergulhamos uma peça metálica em um balde com água e outra em um balde com óleo. A que estava imersa em água, ao ser retirada do balde, estará seca. Já a que foi mergulhada em um balde com óleo, se passarmos a mão nela, assim que ela for retirada, sentiremos a sujeira em nossas mãos. Isso porque o óleo tem essa propriedade de “adesividade”. Ou seja: o óleo forma uma película nessa peça metálica que vai ajudar inclusive em outra função: a vedação.

#2 Limpar: 

Muitas pessoas acham que o óleo ficar preto significa que ele perdeu a propriedade. Na verdade, não é isso que acontece. Umas das principais funções do óleo lubrificante é limpar o motor. 

Como isso funciona? As menores partículas ficam suspensas no motor e as maiores são retidas no filtro de óleo. Por isso, o escurecimento do óleo lubrificante.

#3 Proteger

O óleo lubrificante tem a propriedade de alcalinidade no motor. O que isso quer dizer? É que ele combate a acidez gerada pelo combustível no processo de combustão.

#4 Resfriar 

Assim como o fluido de arrefecimento, o óleo lubrificante tem a função primordial de resfriar e retirar, em curto espaço de tempo, o calor excessivo do motor. Por isso que, quando trocamos o óleo do carro, o fluido sai quente.

#5 Informar

O óleo lubrificante também tem a função de nos informar sobre o que acontece não só no motor, como também na transmissão e no circuito hidráulico. Através de uma análise físico-química, é possível entender o que se passa no sistema e saber, por exemplo, se há contaminação por metais, se há uma alta contaminação por oxidação ou acidez e assim por diante…

Esta é uma ferramenta importantíssima, principalmente quando se fala da possibilidade de extensão de quilometragem para o lubrificante.

O óleo lubrificante funciona como um exame de sangue que nos traz uma série de parâmetros. Se é detectado um alto teor de ferro no lubrificante, pode significar um desgaste excessivo no motor; assim como um alto teor de boro, talvez esteja relacionado a um vazamento do fluido de arrefecimento, contaminando o óleo lubrificante. Por isso essa característica é tão importante! 

Quer saber mais? Cadastre-se gratuitamente na Academia YPF e assista ao vídeo “Conceitos básicos de lubrificação”!

https://academiaypf.com.br/app/tudo-sobre-lubrificacao/conceitos-basicos-de-lubrificacao