Qual a diferença entre o filtro de combustível dentro e fora do tanque?

O bom estado da maioria das peças que compõem um carro é fundamental para o desempenho e manutenção do veículo. Com o filtro de combustível não é diferente.

Mas, o que realmente é um filtro de combustível e quais os diferentes tipos de filtros que existem? 

Entendendo o que é o filtro de combustível

O filtro de combustível é um elemento muito importante em um automóvel e que deve ser periodicamente checado. É ele que impede que impurezas e partículas nocivas ao bom funcionamento do motor alcancem o sistema de injeção do veículo e posteriormente a câmara de combustão.

Água, ferrugem e outros resíduos presentes no combustível ou, no fundo do tanque, acabam sendo retidas pelo filtro.

Mas, como saber se é preciso trocar filtro de combustível?

Manter a saúde do seu carro em dia é importante para garantir não só o desempenho, como também a sua segurança. E a melhor forma de fazer isso é seguindo à risca o cronograma de revisões. 

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva tem por objetivo evitar que danos futuros, materiais e, até mesmo à sua vida, aconteçam.  

Apesar de pequeno e simples, o filtro de combustível é um item que precisa ser substituído de tempos em tempos. Como sempre dizemos, a recomendação do fabricante é sempre um ponto de partida. 

A maioria dos fabricantes recomenda que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados, quando o filtro de combustível sujo começa a realmente prejudicar o carro.

Porém, quando trocar o filtro de combustível depende muito do uso do seu carro e até mesmo de onde você o deixa quando não está usando.

Também é preciso ficar de olho nos sinais. Normalmente, a falta de potência, dificuldade em altas velocidades ou marcha lenta mais irregular são sinais de que é preciso trocar filtro de combustível o mais rápido possível.

Ou seja, se você pisa no acelerador e o carro não responde como deveria, pode ser um sinal de que o filtro já não consegue limpar o combustível como deveria e que a queima no cilindro está sendo prejudicada pelo acúmulo de impurezas.

Mas, e as diferenças? 

Bom, agora que você já sabe disso, vamos voltar ao nosso tópico inicial. Na verdade, os filtros não são diferentes. O que muda é a posição e o local onde estão localizados. 

Existem veículos em que o filtro de combustível fica próximo ao tanque e em outros encontra-se integrado à bomba de combustível, no tanque. Além disso, em alguns modelos, a posição do filtro é bem diferenciada.

E isso tudo influencia e muito na forma como eles são trocados e até mesmo na distância entre uma troca e outra.  Você sabia, por exemplo, que a troca de filtros que estão no motor são consideradas manutenção corretiva e não preventiva? Sim. Exatamente.

Até por isso que esse tipo de substituição não faz parte dos pacotes da minha revisão. Mas, não se preocupe, nossas oficinas sempre lhe orientarão a respeito e farão a troca se realmente for necessário e crucial para garantir a sua segurança. 

Sempre que tiver dúvidas, nos consulte.