Limpeza e higienização do ar-condicionado automotivo: item importante que passa às vezes desapercebido

É bastante comum ouvirmos comparações, entre o funcionamento dos carros e do corpo humano. O motor é o coração, o óleo é sangue, o filtro de ar os pulmões, e por aí vai. 

E, assim como em nosso corpo, existem alguns parâmetros que precisam ser checados e acompanhados quando a saúde em questão é a do nosso carro. Por isso, tão importante quanto o famoso check-up, que fazemos anualmente para saber se tudo anda bem conosco, é a manutenção preventiva, realizada a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados. 

Diversos itens devem ser verificados nestas visitas periódicas, mas hoje vamos nos ater ao que nos salva nos dias mais quentes: o ar-condicionado.  Que tipo de manutenção ele exige?

Antes de falar da limpeza e higienização do ar-condicionado automotivo vamos entender a importância de cuidar desse item

Como dissemos, estamos falando de um equipamento quase indispensável em um país quente como o Brasil. Além de regular a temperatura interna do veículo, também impede que os vidros fiquem embaçados nos dias chuvosos e pode barrar a entrada de fumaça e poeira.

O uso correto do ar-condicionado requer alguns cuidados. Exemplo, se o filtro de cabine ou então antipólen não for trocado periodicamente, além de atrapalhar o bom funcionamento do equipamento, contribuirá para a proliferação de ácaros.

O ideal é que em toda manutenção preventiva o ar-condicionado seja verificado. Porém, alguns sinais indicam ser a chegado o momento da manutenção. São eles: lentidão para resfriar o interior do veículo, mau cheiro e irritação das vias nasais.

A higienização é fundamental 

Um dos primeiros cuidados que se deve ter é com a limpeza e higienização do ar-condicionado automotivo.

É preciso trocar filtro de cabine pelo menos uma vez por ano. Caso você rode constantemente em estradas de terra, é bom programar-se para verificar mais vezes o estado do filtro.  Além disso, é preciso remover fungos, ácaros e bactérias das tubulações do ar-condicionado. 

A proliferação desses micro-organismos, por conta do acúmulo de umidade, causa mau cheiro e eleva o risco de doenças respiratórias. Afinal, é o filtro do ar-condicionado, que purifica o ar que respiramos.

Com a pandemia e o coronavírus, isso acabou tornando-se um ponto ainda de maior de atenção. Além disso, evitar que o carro torne-se um ambiente contaminado é ainda mais importante para pessoas que sofrem de rinite, asma ou bronquite, ou ainda aquelas que passam muito tempo no veículo. 

Quais os tipos de limpeza e higienização do ar-condicionado automotivo?

Existe uma higienização completa inclui o desmonte de vários componentes, como o evaporador, a aplicação de bactericida e a posterior remontagem. A combinação do pó acumulado na peça com a umidade do carro é um prato cheio para a formação de bolor, por exemplo. Ela leva alguns dias para ser feita. 

No entanto, durante a manutenção preventiva é possível fazer um processo muito eficiente. A oxi-sanitização, por exemplo, é um processo de higienização industrial, adaptado para a área automotiva. 

É usado para a limpeza e higienização do ar-condicionado automotivo e remoção do mau cheiro na parte interna do veículo. O ozônio é um gás natural, com efeito, germicida e é eficiente na destruição de vírus, bactérias e fungos. 

No processo, o ozônio é aplicado de forma direta e em altas concentrações, o que aumenta a eficiência da desinfecção.

É comum as pessoas falarem que o ar parece estar “mais leve” após o procedimento. Ao final do processo, devido à eliminação de bactérias e micro-organismos, o ozônio converte-se em oxigênio novamente.

A oxi-sanitização dispensa o uso de produtos químicos, por isso, não deixa nenhum tipo de perfume, diferente dos sprays antissépticos.

E aí, entendeu o motivo pelo qual é importante ficar de olha na limpeza e na higienização do ar-condicionado automotivo e incluir sempre esse item em sua manutenção preventiva?