Mito ou verdade: Trocar o filtro do óleo é tão importante quando trocar o óleo lubrificante?

A troca de óleo lubrificante e do filtro de óleo são as medidas mais simples de manutenção que existem. Porém, é muito comum as pessoas terem dúvidas a respeito se ambas devem ser feitas no mesmo dia

Vamos esclarecer um pouco mais sobre isso e também a importância de sempre incluir esses itens em sua manutenção preventiva.

A importância do óleo e do filtro para um bom funcionamento do carro

Um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do motor é o óleo lubrificante e junto a ele uma série de outras peças, entre elas o filtro de óleo. 

Os lubrificantes ajudam na movimentação das peças metálicas do motor que se movem a todo instante. Se não fossem itens como o óleo lubrificantes, nada funcionaria perfeitamente. 

A deficiência na lubrificação do carro pode provocar danos no motor, o que por sua vez, tem chances de levar a gastos tão altos, equivalentes à metade de um carro zero km. Por isso, estar atento às orientações e prazos é tão importante. 

Já o filtro do óleo tem a função de bloquear a circulação de impurezas no motor. Em geral, es­sas impurezas vêm do ar admitido para o motor, que acaba levando para dentro dos cilindros al­gumas partículas as quais o filtro de ar não con­seguiu segurar.

Também há partículas no óleo geradas pelo desgaste natural das bronzinas, camisas, anéis e pistões, cujos resíduos podem causar danos ao conjunto.

O filtro de óleo não pode ser verificado pelo dono visto que ele está sempre em local de difícil acesso e requer ferramenta específica para retirá-lo. 

Mas, toda vez que troco o óleo é preciso trocar o filtro? 

A função do filtro de óleo, como dissemos é segurar as partículas de sujeira, certo? Sempre uma quantidade de óleo ficará retida no filtro de óleo.

Então, imagine  que  você faça a troca e coloque um óleo limpo e novo, assim que o veículo for ligado, esse óleo percorrerá todo o sistema de lubrificação. Ou seja, passando por todo magazine de lubrificação, pelo filtro de óleo, obviamente. 

Neste caso, se o óleo lubrificante estiver sujo ou o filtro saturado, esse óleo contaminar-se-á. 

Sendo assim, é totalmente verdade que todos os carros devem fazer as trocas de óleo de seis em seus meses. E, nesse mesmo período é muito importante que o filtro também seja trocado.  Assim como acompanhar o nível e a cor do óleo também ajuda a manter o motor mais saudável.

Outro ponto igualmente importante é saber que, além do filtro de óleo, devemos atentar-nos à verificação e substituição do filtro de ar e de cabine, responsáveis por reter impurezas externas. 

A saturação do filtro de ar ocasiona perda de potência do motor e aumento no consumo de combustível. Já o filtro de cabine contaminado é um risco à saúde. 

Hora certa para troca do filtro

Existem diversos casos para a troca do filtro de óleo. Para veículos que rodam longas jornadas e tem aquecimento do motor é um importante respeitar o prazo de 10 mil km. 

Já os que rodam nas cidades, mesmo que curtas distâncias, mas que encaram engarrafamentos em velocidades inconstantes e abaixo de 10km/h devem ficar atentos, pois o prazo para troca pode ser antes de atingir os 10 mil de rodagem. 

Isso porque a situação de “anda/para” faz com que o motor não alcance a temperatura correta para lubrificação e tudo que não é queimado (combustível, água) acaba transformando-se em sujeira no cárter. O que contamina o óleo e reduz a eficiência para a lubrificação. 

Outro caso são os motoristas que andam em estradas com muita poeira ou lama, isso demanda mais esforço, portanto, uma lubrificação maior dos componentes do motor.