O óleo lubrificante é um item bem importante na manutenção preventiva de carros. Ele é responsável pela lubrificação das peças do veículo. Garante que tudo funcione perfeitamente.
Além disso, o óleo lubrificante atua na prevenção do desgaste, da oxidação e da corrosão das peças do motor.
Tanto o óleo como o filtro devem ser trocados conforme as especificações do fabricante. Mas, a pergunta é, quais problemas a falta de lubrificação acarreta?
Entenda um pouco mais sobre a importância de manter a lubrificação do seu carro em dia
O óleo lubrificante é muito importante para garantir o bom desempenho do propulsor e evitar prejuízos para o dono do veículo.
Antes de entrar mais a fundo nos problemas acarretados pela falta de lubrificação, vamos conhecer os erros mais comuns cometidos com relação à lubrificação do motor estão:
-
Usar estopa para limpar a vareta. Esse material pode deixar resíduos no óleo que acaba de ser trocado
-
Não respeitar o prazo para a troca do produto é quase um crime contra seu veículo. Siga a risca as regras e também faça as manutenções preventivas conforme programado
-
Só completar o nível do óleo ao invés de fazer a troca de todo fluído lubrificante é uma grande armadilha, assim como misturar tipos diferentes de lubrificantes. Isso não deve ser feito nem em casos de emergência
-
O uso de aditivos, além de comprometer as propriedades do lubrificante, gerando a formação de depósitos no motor, é desperdício. Bons óleos já contêm um pacote de aditivos específicos em sua composição e atendem todas as necessidades do veículo.
-
Deixar pingar óleo no motor, afeta as áreas mais críticas, entre elas, velas, câmara de combustão e catalisador.
-
Fechar de forma incorreta o bujão, parafuso que fecha o dreno do cárter de óleo, pode provocar vazamentos
-
Não trocar o filtro do óleo no mesmo dia que o óleo pode contaminar o novo lubrificante. Isso porque o filtro acumula óleo oxidado acelerando o processo de envelhecimento
-
Rodar com lubrificante com nível inadequado. Se estiver acima, leva o produto a transbordar e cair em locais fora do sistema de lubrificação. Abaixo, compromete a lubrificação já que aumenta a fricção entre as peças.
Agora, finalmente: quais são os problemas acarretados pela falta de lubrificação no motor
Quando passa da época de trocar o lubrificante, os aditivos do óleo são consumidos e perdem funcionalidade. Isso resulta na formação e acúmulo de borra no motor.
Essa sujeira pode entupir os dutos, superaquecendo o motor e diminuindo sua vida útil, além de deixar as peças escorregadias e aumentar o consumo de combustível.
Esse cenário resulte na redução do desempenho do automóvel, bem como do aumento no consumo de combustível e até mesmo o mais grave: o motor fundir. Isso ocorre quando óleo lubrificante está abaixo do nível mínimo indicado na vareta, não há volume suficiente para lubrificar todas as peças do motor.
Com o tempo, o atrito entre elas aumenta e, consequentemente, a temperatura também. Claro, que não é apenas a falta de óleo que pode causar esse tipo de dano, existem outros motivadores, mas esse é um fator bastante relevante.
Mas fique atento, a falha de lubrificação vai nos dando muitos sinais, ruídos, falhas na partida, trepidações e até consumo anormal de combustível.
Sempre que perceber esse comportamento, cheque quando foi a última vez que fez a troca, é bem possível que esse seja o problema. Se já estiver passado do prazo, faça a manutenção imediatamente.
O que fazer para evitar falhas na lubrificação
A recomendação é que óleo seja trocado a cada seis até 12 meses ou de 5 mil quilômetros a 10 mil quilômetros, qual dos dois chegar primeiro. O uso mais intenso exige trocas mais frequentes, por isso, respeite o prazo.
Quer saber mais? Cadastre-se gratuitamente na Academia YPF e saiba tudo sobre lubrificação e tipos de óleos lubrificantes.