O que a falta de lubrificação no motor pode provocar?

O óleo lubrificante é um item bem importante na manutenção preventiva de carros. Ele é responsável pela lubrificação das peças do veículo. Garante que tudo funcione perfeitamente. 

Além disso, o óleo lubrificante atua na prevenção do desgaste, da oxidação e da corrosão das peças do motor. 

Tanto o óleo como o filtro devem ser trocados conforme as especificações do fabricante. Mas, a pergunta é, quais problemas a falta de lubrificação acarreta?

Entenda um pouco mais sobre a importância de manter a lubrificação do seu carro em dia

O óleo lubrificante é muito importante para garantir o bom desempenho do propulsor e evitar prejuízos para o dono do veículo. 

Antes de entrar mais a fundo nos problemas acarretados pela falta de lubrificação, vamos conhecer os erros mais comuns cometidos com relação à lubrificação do motor estão:

  • Usar estopa para limpar a vareta. Esse material pode deixar resíduos no óleo que acaba de ser trocado

  • Não respeitar o prazo para a troca do produto é quase um crime contra seu veículo. Siga a risca as regras e também faça as manutenções preventivas conforme programado 

  • Só completar o nível do óleo ao invés de fazer a troca de todo fluído lubrificante é uma grande armadilha, assim como misturar tipos diferentes de lubrificantes. Isso não deve ser feito nem em casos de emergência

  • O uso de aditivos, além de comprometer as propriedades do lubrificante, gerando a formação de depósitos no motor, é desperdício. Bons óleos já contêm um pacote de aditivos específicos em sua composição e atendem todas as necessidades do veículo. 

  • Deixar pingar óleo no motor, afeta as áreas mais críticas, entre elas, velas, câmara de combustão e catalisador. 

  • Fechar de forma incorreta o bujão, parafuso que fecha o dreno do cárter de óleo, pode provocar vazamentos

  • Não trocar o filtro do óleo no mesmo dia que o óleo pode contaminar o novo lubrificante. Isso porque o filtro acumula óleo oxidado acelerando o processo de envelhecimento

  • Rodar com lubrificante com nível inadequado. Se estiver acima, leva o produto a transbordar e cair em locais fora do sistema de lubrificação. Abaixo, compromete a lubrificação já que aumenta a fricção entre as peças. 

Agora, finalmente: quais são os problemas acarretados pela falta de lubrificação no motor 

Quando passa da época de trocar o lubrificante, os aditivos do óleo são consumidos e perdem funcionalidade. Isso resulta na formação e acúmulo de borra no motor. 

Essa sujeira pode entupir os dutos, superaquecendo o motor e diminuindo sua vida útil, além de deixar as peças escorregadias e aumentar o consumo de combustível. 

Esse cenário resulte na redução do desempenho do automóvel, bem como do aumento no consumo de combustível e até mesmo o mais grave: o motor fundir.  Isso ocorre quando óleo lubrificante está abaixo do nível mínimo indicado na vareta, não há volume suficiente para lubrificar todas as peças do motor. 

Com o tempo, o atrito entre elas aumenta e, consequentemente, a temperatura também. Claro, que não é apenas a falta de óleo que pode causar esse tipo de dano, existem outros motivadores, mas esse é um fator bastante relevante. 

Mas fique atento, a falha de lubrificação vai nos dando muitos sinais, ruídos, falhas na partida, trepidações e até consumo anormal de combustível. 

Sempre que perceber esse comportamento, cheque quando foi a última vez que fez a troca, é bem possível que esse seja o problema. Se já estiver passado do prazo, faça a manutenção imediatamente.

O que fazer para evitar falhas na lubrificação

A recomendação é que óleo seja trocado a cada seis até 12 meses ou de 5 mil quilômetros a 10 mil quilômetros, qual dos dois chegar primeiro. O uso mais intenso exige trocas mais frequentes, por isso, respeite o prazo. 

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