Manutenção do carro: como a tecnologia pode facilitar e descomplicar a sua vida

Como todos sabem, a manutenção do carro é coisa séria. Ela evita dores de cabeça futuras e garante a sua segurança.  É ela que ajuda a garantir que a única preocupação com o nosso carro seja a de nos levar de um ponto A para o ponto B. 

No entanto, esse é ainda um assunto que mais aborrece os proprietários dos veículos.  Onde fazer a manutenção do carro?  Qual a melhor periodicidade? Como evitar surpresas e não estourar nosso orçamento e, literalmente, sermos passados para trás no momento em que levamos nosso automóvel para a revisão. 

Apropriando-se do famoso bordão agora “os seus problemas acabaram”. A tecnologia tem um papel transformador e facilitador no sentido de garantir que a manutenção do carro seja feita da maneira correta, no tempo certo, com segurança e qualidade. 

Quebrando paradigmas 

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não está somente nas inovações e evoluções dos carros.  Ela tem quebrado paradigmas na forma como consumimos os produtos e serviços no setor automotivo. 

Isso porque em um passado nem tão remoto assim, na hora de comprar um carro, íamos de loja em loja; concessionária em concessionário. A documentação demorava a sair, era tudo exclusivamente presencial. 

E o trabalho não acabava por aí, era preciso ir até uma seguradora (várias algumas vezes para encontrar o melhor preço). E a papelada? Imensurável o tanto de assinaturas e o tempo que era perdido com isso. 

Conseguimos fazer grande parte desse processo sozinhos, pesquisando o carro que gostaríamos de comprar, negociando e até pagando através de meios digitais. 

Com a contratação da renovação de seguro é a mesma coisa. Tudo pode ser feito de forma digital e o leque de serviços só aumentou, incluindo as vistorias. 

Segundo as próprias seguradoras de veículos, essas novas rotinas aparecem nas estatísticas. Antes, 65% dos atendimentos aos clientes aconteciam via call center e 35% por meios digitais. Essa proporção já se inverteu. 

Os atendimentos acabam ficando mais personalizados, mais modernos e os prazos de respostas muito mais rápidos.

Até nosso próprio perfil de compra mudou e mesmo quem não tinha esse hábito já uns anos atrás passou a ter. Pensando em que? Conveniência, agilidade, possibilidade de pesquisar os preços em mais lugares. 

OK, mas e a manutenção do carro? O que isso tem a ver.

Oras, se compramos comida, bens de consumo de todos os tipos (inclusive carros), fazemos compras de supermercados, agendamos e realizamos consultas médicas, compramos medicamentos, produtos de higiene pessoal, livros, filmes e contratamos todos os tipos de serviços (inclusive seguros de carro), por meio de aplicativos e via internet, por que não gerenciarmos a manutenção do carro também de maneira digital. 

A tecnologia tem sido um divisor de águas. Sem sombra de dúvidas os processos ficam cada vez mais ágeis. 

Basta entrar na plataforma digital, cadastrar-se, selecionar a marca de seu carro, escolher o pacote, selecionar a oficina mais próxima, escolher a data e o período programado, pagar e pronto. Tudo em poucos cliques e contando com o serviço de uma rede referenciada. 

E aí ficou curioso? Entenda um pouco mais sobre as vantagens e benefícios de fazer a manutenção do carro via plataforma digital.